domingo, 18 de dezembro de 2011

Gastronomia - Minhas Receitas Acreanas: Rabada de Boi no Tucupi - Pedro Vicente Costa Sobrinho


Rabada de Boi no Tucupi (Receita original)

1  rabo de boi,  jambu, chicória, cebola, cebolinha, sal, alho e pimenta do reino.

Modo de fazer: Tempere a rabada de véspera; cozinhe- a no tucupi com todos os temperos.  Escalde o jambu para que fique um pouco macio, junte à rabada e deixe dar uma fervura. Sirva com arroz branco e farinha d”água.

Chicória e Jambu


Pimenta de Cheiro do Pará


Rabada de Boi no Tucupi (Receita modificada)

1 rabo de boi com aproximadamente 2 e meio kg, 2 maços de jambu, 2 cebolas médias raladas, 1 colher de sopa rasa de colorau, 5 dentes de alho amassados, 1 maço de chicória,  1 maço de cebolinha, 4  colheres de sopa de vinagre, 1 colher de azeite,  sal e pimenta do reino à gosto.


Modo de fazer. Tempere a rabada de véspera com alho, cebola, cebolinha, chicória, vinagre, azeite, colorau, sal e pimenta do reino. Cozinhar por ½ hora, fogo médio, com todos os temperos e mais dois copos de água. Acrescentar o tucupi e cozinhar por mais 1 hora.  Desengordurar se necessário. Escaldar o jambu pra amaciar. Colocar na panela e cozinhar por mais 10 minutos. Servir com arroz branco, farinha d’água amarela e molho de pimenta de cheiro da Amazônia. (6 porções)



A receita original foi modificada para quantificar e acrescentar alguns ingredientes, e também definir o tempo aproximado de cozimento. As alterações e execução do prato foi de responsabilidade da chefe Socorro Araújo.

Nenhum comentário: