quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Artigos - Comunicação Alternativa, livro de Pedro Vicente Costa Sobrinho – Josinaldo Malaquias


A relação umbilical entre capitalismo e mídia faz desta, muitas vezes, um instrumento de subalternização. Acomodação, conformismo e despolitização das massas num abominável processo de violência simbólica, violência sutil e mais eficiente do que a baioneta das ditaduras. É comum o enfoque preconceituoso contra movimentos sociais de base, notadamente aqueles integrados pelos estamentos excluídos, a exemplos do Movimento dos Sem-Terra.

Ocorre que, por mais que a grande mídia tente escamotear a dimensão dos movimentos sociais, a sociedade civil organizada reage e cria mecanismos alternativos  os quais  forçam os meios de comunicação de massas dominantes a não omitirem ou postergarem a verdade, sob pena de descrédito. É o que aconteceu com o “impeachment”  de Collor e o episódio das “Diretas Já”, fatos que só foram divulgados pela Globo quando esta não mais agüentou a pressão da opinião pública e viu sua credibilidade ameaçada.

Nessa linha de pesquisa, uma das mais estudadas na atualidade, o Professor Pedro Vicente Costa Sobrinho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lançou pela Editora Universitária da UFPB, em primeira edição, o livro “Comunicação Alternativa e Movimentos Sociais na Amazônia Ocidental”.

Neste livro, Pedro Vicente relata a saga do jornal “Varadouro” e do boletim “Nós Irmãos” que foram decisivos nos movimentos de posseiros, índios e seringueiros que eram discriminados pela mídia dominante na Amazônia, onde os empresários utilizavam pistoleiros e subornavam funcionários civis, militares, políticos e juízes.

Pedro Vicente é sociólogo, Pós-graduado em Economia Rural e Ciências Sociais. É Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É um pesquisador reconhecido internacionalmente com livros publicados pelas Editoras Cortez e Alfa-Ômega. A edição do seu novo livro faz o Professor David Fernandes marcar mais um gol à frente da editora Universitária. É isso aí, David.





Josinaldo Malaquias, jornalista, professor da UFPB. Texto publicado no Jornal “Correio da Paraíba” – Cultura -  Paraíba C3, 20 de Julho de 2002.  A resenha  ora postada comenta a primeira edição de Comunicação Alternativa  e movimentos sociais na Amazônia Ocidental. A segunda edição foi recentemente lançada pela Livrarias Paim, Rio Branco (AC), 2011, com nova apresentação gráfica.

Nenhum comentário: