terça-feira, 7 de agosto de 2012

Gastronomia - Minhas Receitas com massas: Espaguete a meu modo Putanesca - Pedro Vicente Costa Sobrinho

Foto: Socorro Costa

500 g Espaguete grão duro Barilla nº 5, ½ xícara de chá de azeitonas pretas picadinhas, 40 g de filés de anchovas lavados e picados, ½ k de tomates maduros sem pele e sementes picados (aproveitar o sumo das sementes e da pele), 2 dentes grandes de alho esmagados, 2 colheres de sopa de alcaparras, 2 colheres de sopa de salsinha, 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem, 300 ml de água fervente, sal e pimenta do reino a gosto.



Modo de fazer: numa frigideira por o azeite, a azeitona e o alho, misturar bem; acender o fogo médio e refogar; adicionar ao refogado a anchova, misturar e esmagar bem com a colher de pau até formar uma pasta densa; juntar o tomate e mais 150 ml de água, cozinhar em fogo baixo por 30 minutos; por mais água se necessário; sal e pimenta a gosto; juntar a alcaparra e a salsinha; cozinhar por mais 10 minutos. Para reduzir a acidez se necessário use 1 colher de chá de açúcar mascavo. Cozinhar o espaguete ao dente e escorrer. Juntar o molho aquecido ao espaguete  e misturar bem. Queijo parmesão em lasquinhas e pão pra acompanhar.  6  porções.  



 Nota: A chefe Socorro Araújo Costa e minha filha Mariana adoram essa massa, que é uma receita levemente modificada de tradicional receita italiana.

Nenhum comentário: