terça-feira, 26 de junho de 2012

Livros - Dois livros de Pedro Vicente Costa Sobrinho: Comunicação Alternativa e movimentos sociais na Amazônia Ocidental e Capital e Trabalho na Amazônia Ocidental - Francisco Dandão




           Não fosse uma viagem que eu inventei nas últimas vinte e quatro horas, o meu programa para a noite de hoje seria sentar na primeira fila do anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus universitário da UFAC para assistir ao lançamento do livro Comunicação Alternativa e Movimentos Sociais na Amazônia Ocidental, de autoria do sociólogo Pedro Vicente Costa Sobrinho.

           Pedro Vicente, que hoje trabalha na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), eu conheci na segunda metade dos anos 70, quando, na qualidade de estudante de Letras na UFAC ouvi-o durante uns dois semestres, dia após dia, dissertar com brilhantismo sobre Cultura Brasileira. Ele destilava conhecimento e erudição. Um intelectual da mais fina estirpe.

           Na época, talvez por força de um vínculo empregatício com o Serviço Social do Comércio que não lhe deixava tempo para maiores vôos literários, Pedro Vicente não havia ainda se aventurado pelo caminho da escrita. Agitador cultural, preocupadíssimo com a efervescência artística acreana, tudo, porém, levava a crer que a publicação de livros não tardaria.

           O tempo provaria que quem pensava assim, como era o meu caso, não estava enganado. Tanto que logo após se desvincular das suas funções no Sesc, Pedro Vicente foi fazer mestrado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. E da dissertação final, claro, saiu o livro Capital e Trabalho na Amazônia Ocidental.

           Daí para cá, além do livro objeto do lançamento desta noite, foram mais duas publicações. Uma delas de artigos escritos por vários autores, intitulada Reflexões Sobre a Desintegração do Comunismo Soviético, que saiu pela editora Alfa-Ômega, na condição de organizador. A outra, de autoria individual, pelo selo Coivara, chamada Exercícios Circunstanciais.

           Esses dois citados por último eu ainda não cheguei a ler. Conheço-os somente de ouvir falar. Capital e Trabalho na Amazônia Ocidental, entretanto, eu conheço muito bem. Recorri à leitura dele várias vezes quando da elaboração da minha dissertação de mestrado. E não tenho nenhum pudor em recomendá-lo a quem quiser entender um pouco mais da história do Acre.

           Comunicação Alternativa e Movimentos Sociais na Amazônia Ocidental é o resultado da tese de doutorado em Ciências da Comunicação que Pedro Vicente defendeu no ano passado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. E novamente, tal qual o primeiro livro, tem o poder de jogar luzes sobre o passado recente do Estado.

           Se naquele o autor se preocupou em estudar as flutuações da economia gomífera nos confins da floresta amazônica, neste a proposta é compreender o papel crucial que dois órgãos do passado da imprensa local (o jornal O Varadouro e o boletim Nós Irmãos) desempenharam no fortalecimento dos movimentos sociais acreanos durante a década de 70.

           Em ambos os informativos, uma mesma linha editorial, voltada para a denúncia de barbaridades cometidas pelos então novos donos das terras acreanas e, claro, total e absolutamente a favor dos movimentos de resistência encabeçados por posseiros, índios e seringueiros (minoria que, ressalte-se, não contava com a simpatia dos meios de comunicação locais).

           Num momento em que, apesar de toda a tecnologia disponível, a imprensa do Acre vive uma, digamos, profunda crise de paradigmas (não sabe se faz ou se compra feito), a leitura desse novo livro do doutor Pedro Vicente me parece essencial. No mínimo servirá para a gente comparar temporalmente as atitudes de algumas figurinhas carimbadas que até hoje andam por aí.


Francisco Dandão, jornalista e escritor.
(Jornal Página 20, 23.04.2002)

Nenhum comentário: