quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gastronomia – Minhas Receitas com massas: Espaguete a meu modo Putanesca – Pedro Vicente Costa Sobrinho


Foto: Socorro Araújo Costa
 
500 g Espaguete grão duro Barilla nº 5, 3/4 de xícara de chá de azeitonas pretas picadinhas, 30 g de filés de anchovas lavados e picados, ½ k de tomates maduros sem pele e sementes picados, 2 dentes grandes de alho esmagados, 2 colheres de sopa de alcaparras, 2 colheres de sopa de salsinha, 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem, 200 ml de água fervente, sal e pimenta do reino a gosto.

 

Modo de fazer: numa frigideira por o azeite, a azeitona e o alho, misturar bem; acender o fogo médio e refogar; adicionar ao refogado a anchova, misturar e esmagar bem com a colher de pau até formar uma pasta densa; juntar o tomate e mais 150 ml de água, cozinhar em fogo baixo por 20 minutos; por mais água se necessário; sal e pimenta a gosto; juntar a alcaparra e a salsinha; cozinhar por mais 5 minutos. Para reduzir a acidez se necessário use 1 colher de chá de açúcar mascavo. Cozinhar o espaguete ao dente e escorrer. Juntar o molho aquecido ao espaguete,  misturar bem. Servir com queijo parmesão em lasquinhas. 6  porções.
Nota: receita testada e aprovada por duas contumazes e competentes apreciadoras de massas: minha sobrinha Marina Frederico e Mariana, minha filha.  

Um comentário:

Sara disse...

Sempre que penso hambúrgueres caseiros não saem muito rico e eu sempre acabo de tentar novamente. Mas eu acho que sempre a melhor opção para mim é a delivery