segunda-feira, 4 de março de 2013

Gastronomia. Minhas Receitas da Amazônia: Pirarucu de Casaca – Pedro Vicente Costa Sobrinho


 Pirarucu de Cassaca - Foto: Socorro Araújo Costa
 
1 k de pirarucu seco e salgado (dessalgar, aferventar, tirar a pele e espinhas e desfiar), 300 ml de leite de coco, ½ k de batata inglesa descascada e cortada em cubinhos, 200 g de ervilhas, 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas, 2 tomates grandes cortados em rodelas finas, 2 dentes graúdos de alho esmagados, 2 pimentões cortados em tirinhas, 1 molho de cheiro verde (coentro e cebolinha) picado, 1 molho de chicória picado, 3 bananas-da-terra (comprida) inchadas (de vez) em rodelas, 200 g de azeitonas verdes inteiras sem caroços, 125 ml de azeite de oliva extra virgem. Sal e pimenta do reino à gosto.

 
Modo de fazer: Por parte do azeite numa panela e refogar 1 cebola, 1 pimentão, os molhos de cheiro verde e chicória e o alho; acrescentar ao refogado o pirarucu desfiado e cozinhar por 20 minutos, temperar com a pimenta do reino e ajustar o sal, reservar. Cozinhe a batata inglesa em água e sal, reservar; fritar as bananas no azeite, reservar; Colocar o refogado num refratário, cobrir em camadas com cebola, pimentão, tomates, ervilhas, azeitonas. Sobre o arrumado colocar a banana e despejar por cima o leite de coco. Levar ao forno aquecido em temperatura mediana por mais ou menos 15 minutos ou até tostar. Servir com farinha d’água.

 

Nota. 1980, em Manaus, pela primeira vez eu degustei a iguaria “Pirarucu de Cassaca” num restaurante popular, previamente encomendada pelo meu amigo Iram, diretor regional do SENAC do Amazonas. Em Rio Branco, Acre, quando proprietário do Bar Casarão, eu tive a oportunidade de degustar algumas vezes esse prato, em minha casa, elaborado pelo cozinheiro do meu restaurante, meu amigo amazonense Samuel. Não me lembro de ter encontrado este prato nos cardápios dos muitos restaurantes que frequentei na Amazônia. Esta receita ainda que modificada aproxima-se da que me foi passada por Samuel, em Rio Branco, Acre. Costumo  realizar este prato em minha casa,  em Natal; quase sempre feito a quatro mãos pela chefe Socorro Araújo Costa e este aprendiz de cozinheiro.

Nenhum comentário: