segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Livros - Um Autor de muitos interesses (Resenha do livro Exercícios Circunstanciais) - Nelson Patriota


 
Este livro é, de fato, três trabalhos distintos, que o autor resolveu reunir num único volume. Professor universitário com pós-graduação em Economia Rural e Ciências Sociais, e doutorado em  Comunicação Social (na PUC e na USP), Pedro Vicente Costa Sobrinho tem interesses diversificados, o que o vocaciona naturalmente para experiências aproximativas entre campos diversos do saber humano. Em Exercícios Circunstanciais essa face se revela, por exemplo, no bloco de artigos que aproximam gastronomia e cinema. Nele, o leitor deparará com revelações surpreendentes sobre esse namoro, que resultou em obras de arte como  Johnny Guitar, A Festa de Babette, Professor Aloprado, entre outros, são filmes que contêm um víeis gastronômico acentuado, mas que, aos olhos do leitor médio, passa desapercebido. Pedro Vicente chamou para si a responsabilidade de tratar criticamente dessa matéria, e o fez com a segurança de um gourmet que ama a sétima arte (ou vice-versa). Outro destaque de Exercícios Circunstanciais  fica por conta da entrevista  que o autor fez com Chico Mendes, ao tempo em que lecionou na Universidade Federal do Acre. Na entrevista, o líder rural acriano explica sua trajetória política. A propósito, foi a última entrevista de Chico Mendes, o que por si só já a reveste de um valor documental inestimável, sem falar nas revelações de ordem pessoal que faz Chico Mendes.

O sociólogo Pedro Vicente desponta de corpo inteiro em textos propriamente “sociológicos”, como os que tratam de aspectos teóricos do marxismo, das lutas sociais na Nicarágua e no Pará, etc.
Enfim, Exercícios Circunstanciais dá um retrato, ainda que minimalista, do sociólogo, professor bibliófilo, gourmet, crítico de arte e comunicador social que é Pedro Vicente.
 
Nota: Resenha publicada na coluna SINOPSE - RN-Econômico, Ano XXIX, n° 480, 21/01/1998, Natal-RN.

Nenhum comentário: