quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Gastronomia. Minhas Receitas Acreanas: Caldeirada de Filhote, a meu modo acreana - Pedro Vicente Costa Sobrinho


Foto: Socorro Araújo
 
1 ½ k de  Filhote em postas, 2 cebolas médias picadinhas, 4 dentes de alho amassados, 1 xícara de chá de cebolinha picada, 1 xícara de chá de salsinha picada, 1 xícara de chá de chicória picada, 5 pimentas de cheiro (não ardosa) picadas,  1 xícara de chá de folhinhas de jambu,1 limão grande, 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, 1 colher de sopa rasa de sal, 1 colher de sopa de colorau,  pimenta do reino ralada na hora à gosto,1.200 ml de água.

Modo de fazer: Lavar bem as postas, esfregar  limão e reservar; numa panela grande refogar no azeite a cebola  o alho até dourar; juntar salsinha, cebolinha, chicória e pimenta de cheiro, refogar e reservar. Em outra panela despejar a água, salgar com 1 colher de sopa de sal,  colorau e  pimenta do reino,  ferver; por o peixe na água fervente e cozinhar  em fogo médio por 15 minutos; retirar o peixe reservar; desengordurar um pouco a água, se necessário.  Juntar a água do cozimento ao refogado, aquecer e juntar as postas de peixe e as folhinhas de jambu, ajustar o sal; cozinhar por mais 15 minutos ou pelo tempo necessário para que o peixe fique cozido sem esmigalhar.  Se gostar, retire parte do caldo e faça um pirão escaldado. Além disso,  cozinhar 3 ovos e 6 batatas inglesas, e juntar ao peixe já cozido. Acompanhar com arroz branco, farinha amarela  ou pirão escaldado e um bom molho de pimenta de cheiro do Pará ou malagueta. 6 boas porções.

 


Nota: Este prato inspirou-se numa receita que me foi passada pelo amigo Miguel Angel Ortiz, que, segundo ele, lhe foi dada por sua vizinha  acreana, Dona Maria. A receita original não quantificava os ingredientes, sequer a quantidade de peixe. Tivemos que executar várias vezes o prato para chegar a essa receita que consideramos acabada.  Muitos foram os ajustes, além disso, adicionamos o colorau, pimenta do reino e jambu, e, ainda, definimos os tempos aproximados de cozimento. Em todas as etapas de execução desta caldeirada, eu contei com a colaboração da Chefe Socorro Araújo. O prato foi submetido à apreciação crítica e aprovado por dois cozinheiros e apreciadores de peixe, Ana Maria Costa e Eduardo Rocha. O peixe  usado na feitura deste prato foi o Filhote, que eu considero o melhor peixe de água doce da Amazônia; mas, pode também  ser feito com o Pintado ou Surubim. A chicória da Amazônia corresponde ao coentrão, que certamente se encontra em qualquer região do país. Siga a receita, mas use o bom senso. Cabe ainda realçar que o peixe usado neste prato me foi trazido recentemente do Acre pelos amigos Elson Martins e sua esposa Irisete.

Nenhum comentário: