sábado, 4 de agosto de 2012

Gastronomia - Minhas receitas com massas: Espaguete ao Funghi Sec - Pedro Vicente Costa Sobrinho




500 g de Espaguete (grão duro), 150 g de cebola, dois dentes grandes de alho, 500 g de tomates bem maduros (sem pele e sementes), 75 g de funghi sec chileno, 600 ml de água fervente, duas colheres de sopa de salsinha picada, cinco colheres de sopa de azeite de oliva extra-vírgem, sal e pimenta do reino a gosto. Acabamento: duas colheres de sopa de manteiga sem sal.



Modo de fazer: por o funghi numa peneira e lavar bem em água corrente, deixar escorrer, cortar em pedacinhos e reservar. Ferver a água e despejar sobre o funghi, deixar de molho por 1 hora. Fatiar a cebola e o alho. Picar os tomates.  Numa frigideira por azeite e refogar o alho e cebola fatiados  até ficar bem dourados; acrescentar os tomates e deixar cozinhar por 15 minutos, reservar.  Escorrer o funghi numa peneira e aproveitar toda água do molho; filtrar a água do molho e reservar; lavar o funghi de rápido em água corrente.  Juntar na frigideira o funghi ao refogado e adicionar a água do molho e cozinhar em fogo médio por 30 minutos. Temperar com sal, pimenta e salsinha e deixar no fogo baixo por mais 10 minutos, reservar. Cozinhar o espaguete até ficar ao dente e escorrer. Aquecer o molho e acrescentar duas colheres de manteiga. Despejar sobre a massa quentinha e misturar bem. Queijo parmesão e pão para acompanhar. Seis porções.





Nota: para esse prato eu usei a massa Barilla Spaghettini n. 3; mas é recomendável o uso de massa de grão duro equivalente ao spaghetti n. 5 da Barilla. Ao retirar a pele e as sementes do tomate não desperdice o sumo. Siga a receita, mas use o bom senso.

Nenhum comentário: