terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gastronomia – Minhas Receitas Brasileiras: Coelho ao Vinho – Pedro Vicente Costa Sobrinho.



Coelho ao Vinho - Foto: Socorro Costa
 
1 coelho tratado  com  dois quilos, 1 limão, 1 cebola grande fatiada, 4 dentes de alho esmagados, 750 ml de vinho tinto, 1 cenoura média triturada, 1 colher de sopa de ervas finas secas, 150 g de cogumelos pequenos, 2 colheres de salsinha, 2 folhas de louro, 5 colheres de azeite extra-vírgem, 100 ml de conhaque, 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo, sal e pimenta do reino.

 

Modo de fazer: lavar, enxugar e passar limão no coelho; colocar de véspera para marinar (pimenta, alho, sal e 500 ml de vinho); retirar o coelho da vinha d’alhos, cortar pelas juntas e a carcaça em pedaços iguais,  reservar o molho; refogar no azeite a cebola e cenoura, juntar o louro e o coelho em pedaços, em fogo alto, com a panela tampada, deixar até dourar; acrescentar o molho da vinha d’alhos, salsinha e ervas finas e cozinhar em fogo baixo até ficar tenro; juntar os cogumelos e cozinhar por mais 10 minutos; verificar o sal. Retirar os pedaços do coelho, por numa caçarola que vá ao forno, despejar o conhaque, flambar e tampar; levar a caçarola com a tampa ao forno, em fogo baixo, para ficar aquecido; retirar o molho da panela do cozimento, liquidificar, voltar  molho para panela para reaquecer e adensar com a farinha de trigo já diluída em um pouco do molho. Retirar do forno a caçarola com os pedaços do coelho, juntar o molho e servir. Acompanhar com batatas cozidas e arroz branco. 6 boas porções.

 

Nota: Para finalizar esta receita eu levei algum tempo, porque no seu afinamento eu tive que fazer muitas correções e ajustes. Ana Maria, mãe de minha filha Tatiana, e a chefe Socorro Araújo Costa, minha esposa, adoram esse prato. Siga a receita, mas use o tradicional bom senso.

Nenhum comentário: